Um chamado para pensar a Biblioteconomia

Este blog foi criado para a disciplina Acesso a Fontes de Informação em Meio Digital do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação da Profa. Júlia Gonçalves da Silveira. Espera-se publicar neste espaço links para textos teóricos, vídeos e reflexões acerca do fazer bibliotecário.

A Biblioteconomia, sendo prática, é vista muitas vezes como exclusivamente técnica. No que pese o discurso acadêmico tentar contestar tal visão, não se pode negar que o arcabouço teórico do bibliotecário é escasso. Nos cursos de graduação em Biblioteconomia a teoria é deixada de lado em prol da prática que garantirá a entrada do aluno no mercado de trabalho: o aluno é treinado para provas de concurso da mesma forma que na escola foi treinado para o vestibular, ou então é incentivado a concentrar-se em adquirir conhecimento em linguagens de computadores e quanto ao ambiente empresarial, com o intuito de ser contratado por uma empresa de grande porte.

Pouco espaço é dedicado, portanto, ao pensar. Se o bibliotecário lida com o conhecimento produzido continuamente pela humanidade, como é que ele não consegue enxergar sua própria disciplina no contexto científico? É preciso que o bibliotecário entenda sua prática, questione-se e pergunte-se por que, para quem e como ele atua na sociedade.

Este blog procurará instigar este tipo de discussão, postando conteúdo que vá além da superfície de um simples tutorial nos moldes do “como fazer? Um passo-a-passo”. Como já dizem título e subtítulo acima, não se trata aqui de nos desvincular da prática, mas pensá-la para que nossa atuação no mundo alcance de fato o viés o social da biblioteca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s